10/03/2012

PALÁCIO FOZ - IGREJA E MUSEU DE SÃO ROQUE


Ontem, dia 9 de Março, um grupo de alunos da AUTITV efectuou uma visita de estudo, organizada pela Drª Rita Sarreira, professora da disciplina de “História”, ao Palácio Foz, bem como à Igreja e Convento de São Roque.
O Palácio Foz ou “Palácio Castelo Melhor” foi a primeira visita a ser efectuada.
Pode-se dizer que foi um deslumbramento para todo o grupo, até mesmo para aqueles que antes já o tinham visitado, pelo admirável tesouro que é o seu interior….!!!!!,
Desde:
·       O “Vestíbulo”, onde de imediato ficamos deslumbrados com a escadaria nobre com os seus três lances de ferro forjado, aço polido e bronze fosco;

·       E a “Galeria” onde entre outras coisas se pode apreciar a preciosa lâmpada suspensa de bronze e cristal biselado;
Passando pela:
·       “Sala da Lareira”, toda ela revestida em madeira de carvalho, rodeada por lambrim de talha fina e onde se encontra uma bela lareira em mármore embutido.

·       “Sala dos Espelhos”, com uma área de 170m2 e uma altura de 14m e explêndida como nenhuma outra no aparato decorativo;

·       “Sala Luis XVI que embora apenas com 70m2 de área é igualmente um espaço sumptuoso;

·       “Sala dos Painéis, também estilo Luis XVI, onde se encontra um grande lustre do Século XVIII;

·       E “Sala de Jantar”, do mais puro estilo Luis XIV, onde também podemos admirar três grandes lustres de cristal de Veneza.
Até à:
·       “Galeria de Bustos”, com janelas para o jardim e decorada com bustos, uns Romanos outros da Renascença;

·       E a “Abadia”, situada na cave e dividida em 3 partes: “O Claustrum”; “O Refectorium” e “As Celas”- pequenas dependências de carácter reservado…
Tudo isto constitui um valioso “Património “Artístico” que nos deixou maravilhados….!!!!
Seguiu-se a visita à Igreja e Museu de São Roque, depois de termos efectuado uma pequena viagem no Elevador da Glória, desde a Praça dos Restauradores até ao Bairro Alto.
Quer a Igreja, quer o Museu situam-se no Largo Trindade Coelho, também conhecido por Largo da Santa Casa, em pleno centro histórico da cidade de Lisboa.
A Igreja, de acordo com a tipologia jesuíta, apresenta uma fachada sóbria e austera. É de uma só nave e possui um rico e amplo espaço interior composto por oito capelas, agrupadas quatro a quatro, profusamente decoradas a talha dourada e mármore, uma delas dedicada a São João Baptista, onde actualmente decorrem obras de restauro.
O Museu de São Roque, anexo à Igreja, apresenta uma valiosa colecção de arte sacra portuguesa ligada à Ermida de São Roque e à Companhia de Jesus, onde podemos apreciar pinturas esculturas e ourivesaria de meados do Século XVI a 1768, período que corresponde à permanência da Companhia de jesus na Igreja.
Foi mais uma maravilhosa e interessante visita de estudo organizada pela AUTITV, sob a orientação da Drª Rita Sarreira, que a todos agradou de forma particular.
PARABÉNS…..!!!!

Palácio Foz - Igreja e Museu de São Roque Slideshow: Albertina’s trip to Lisbon, Estremadura, Portugal was created by TripAdvisor. See another Lisbon slideshow. Create a free slideshow with music from your travel photos.

(Albertina Granja)

1 comentário:

leandro guedes disse...

Deve ter sido uma visita muito interessante.
Quando lá voltarem, espero ir também.
LG.