16/03/2015

É dia de aniversário....!!!

Maria José Marcelino faz, hoje, 88 anos de idade. Nasceu a 16 de Março de 1927. É das alunas “mais sénior” da AUTITV. Está há 9 anos na Universidade Sénior (US) e não pensa deixar os “estudos” tão cedo. É um exemplo para os seniores mais novos pela atenção e empenho que tem pelo saber-aprender, alimentando a mente activa, para além de manter, vai para 12 anos, sessões-exercícios de hidroginástica, nas piscinas da Física.

Nasceu em Alpiarça (Ribatejo), no que se poderá dizer “berço d´ oiro”, teve uma infância risonha, os pais eram proprietários de terrenos agrícolas, com produção de vinho e azeite. Teve uma irmã, já falecida. A vida com tudo e tranquila da juventude veio a sofrer revés com a morte dos pais. É o círculo de Kant a ditar andamentos, tudo anda à volta e tudo volta ao princípio. Tinha Maria José 12 anos de idade quando a Alemanha invade a Polónia, dando origem à II guerra mundial.
Durante cerca de seis anos (1939–1945), em plena adolescência, Maria José viveu com a guerra na Europa, ali por perto, com reflexos em Portugal e no mundo. O tempo nunca se imobiliza. Casou e viveu em união conjugal durante 58 anos, o cônjuge faleceu faz 10 anos, a 26 de Abril próximo. Tem 2 filhos, 4 netos e 4 bisnetos. Dos filhos, um é engenheiro agrónomo e outro economista.

Maria José, esteve 20 anos em Angola (Sá da Bandeira, hoje Lubango), entre os 28 e 48 anos de idade, regressando em 1975, por via da “descolonização exemplar” que lançou milhares de portugueses no desespero e na miséria. O passado deixa sempre “marcas” mas renova também esperanças e abre caminhos para um começar de novo. Nos seus risonhos 88 anos de idade, Maria José é uma “força da natureza”, e que tão risonha a soprar as velas do bolo, primorosamente confeccionado pela Prof.ª Palmira. Que a felicidade esteja sempre presente na sua vida, são os nossos votos.

1 comentário:

Andradarte disse...

Parabéns D. Maria José..

Andrade