29/06/2017

Envelhecimento Activo...

Texto de: Maria Manuela Estêvão

"A AUTITV esteve presente, a convite da Câmara Municipal, no V Congresso do Envelhecimento Activo, realizado no dia 12 de Abril, nos Paços do Concelho de Torres Vedras.
Maria Manuela Estêvão, Presidente da AUTITV, moderou o II Painel que focava "Os desafios do envelhecimento no contexto familiar".
Chega um momento da vida em que os filhos se tornam pais, devido à doença ou à velhice.
Assumir esta etapa da vida e conciliá-la com as novas exigências de cuidados e de busca de tempo, pode trazer uma carga emocional com repercussões negativas para o cuidador obrigando-o a múltiplos ajustamentos.
A Drª Maria Teresa Ribeiro, psicóloga e docente universitária, com o tema "Quem prepara os filhos para o envelhecimento dos pais?" deu-nos respostas baseadas na sua vasta experiência e investigação no âmbito de teses de mestrado e doutoramento em Psicologia Clínica, Psicologia da Família e Intervenção Familiar.
O idoso deve ter a possibilidade de viver de uma forma saudável, autónoma e independente, procurando retardar o seu declínio.
A gerontologia ajuda-nos a conhecer o idoso no seu processo de envelhecimento, estudando o seu comportamento e personalidade.
Para abordar esta temática a Drª Leonor Cerqueira dos "Laboratórios de Comunicação e Gerontologia" falou sobre "Os sete pecados e as sete virtudes".
A sua equipa acredita que "uma vida vivida em pleno e positivamente potenciada proporciona um envelhecimento activo e saudável".
Deixou-nos algumas sugestões de muito interesse de como actuar com os idosos.
Também estiveram presentes a Profª Lucilina Sobreiro e neto que nos deram um testemunho vibrante da sua vida e da imagem que passa para as gerações mais novas.
A sessão terminou com a Drª Ana Jorge, ex. ministra da saúde, a moderar o IV Painel "Os Seniores do Futuro" em que um dos oradores foi o Prof. Dr. Joaquim Ferreira do CNS.

Foi um dia profícuo para os seniores que iniciou com palavras de estímulo do Sr. Presidente da Câmara, Dr. Carlos Bernardes e encerrou com as observações sempre eloquentes da Srª Vereadora Drª Ana Umbelino."

Sem comentários: