07/12/2018

Colóquio, "Os quatro pilares da qualidade de vida"


No dia 6 de Dezembro, realizou-se nas instalações da AUTITV, um colóquio promovido pela professora de Ginástica Terapêutica, nesta Universidade, Tânia Andrade Santos, "sobre os quatro pilares da qualidade de vida".
As oradoras convidadas foram: a Nutricionista Drª Catarina Fialho, a Psicóloga Drª Silvia Silva e a Neurologista Drª Ana Rita Peralta.

Abriu a sessão a professora Tânia Andrade Santos que fez a apresentação do "1º Pilar da Qualidade de Vida" (exercício físico), começando por referir alguns aspectos sobre o significado do envelhecimento, concluindo que se trata de um fenómeno natural. Realçou ainda os efeitos fisiológicos do envelhecimento e também do "treino de força e seus benefícios" e do "desenvolvimento do programa de treino", ou seja, das actividades propriamente ditas.
Concluíu  referindo-se aos vários benefícios do exercício físico, nomeadamente o controlo das doenças crónicas; a maximização da saúde psicológica; a incrementação da mobilização; a melhoria da qualidade das funções psicológicas, metabólicas, funcionais e sociais, entre outras.

No que se refere ao "2º Pilar da Qualidade de Vida", a Nutricionista Drª Catarina Fialho falou sobre o que é "um bom estado nutricional" e fez algumas recomendações sobre os hábitos alimentares. referindo-se, à necessidade de 5 refeições diárias (com particular atenção para o excesso de sal); à ingestão de 1,5 litros de água ou  chás/dia e de alimentos ricos em cálcio; à restrição de bebidas alcoólicas e lacticínios gordos, entre outras, realçando que, para a manutenção de um bom equilíbrio nutricional, a nossa alimentação deverá conter: 

50% de produtos hortícolas;
25% de cereais e tubérculos;
25% de carne, peixe, ovos ou leguminosas

Para nos falar sobre o "3º Pilar da Qualidade de Vida" ( o stress), a Psicóloga Drª Sílvia Silva, informou que o stress não tem, necessariamente, de ser "mau", pois trata-se de "uma resposta do nosso organismo a uma situação que não estávamos à espera", disse...
A Psicóloga referiu também que, no caso em apreço, pode até ser benéfico, na medida em que, muitas vezes, isso nos impele, para a resolução rápida de várias situações.
Contudo, torna-se necessário estar alerta para que não se exceda certos limites, a fim de evitar, entre outras doenças, as do foro cardiovascular.

Alguns dos sintomas do stress podem ser: mau humor e irritabilidade, músculos doridos, dores de cabeça/enxaquecas que podem surgir nos períodos de maior stress e alteração no peso (engordar ou emagrecer excessivamente).

O importante, referiu: "é aprender a relaxar e, na medida do possível, levar uma vida tranquila."

Quanto ao "4º Pilar da Qualidade de Vida" (o sono), a Neurologista Drª Ana Rita Peralta falou-nos sobre o "sono saudável" (entre 6,5 a 8,5 horas no adulto), acrescentando contudo que o chamado "sono normal" passa por vários ciclos, sendo que, de entre eles, há necessariamente uma fase/ciclo em que o cérebro não fica desligado. 
Referiu ainda que é muito importante dormir bem, porque, durante o sono, tudo melhora:


  • a função imunitária; 
  • a função cognitiva;
  • a depuração;
  • há uma redução do consumo de energia;
  • as reservas energéticas cerebrais são repostas.

De seguida reportou-se às consequências que resultam do facto de dormir pouco ou dormir mal, nomeadamente: a sonolência e acidentes, alterações cognitivas, perturbações de humor, fadiga, perda de energia, maior risco de mortalidade, etc.

Por último referiu que o ideal será dormirmos 7 a 8 h, quando somos mais velhos e que, quando tal não acontece deveremos estar alerta para situações de: insónia crónica, adormecer frequentemente em situações monótonas, ter comportamentos bizarros durante a noite e ressonar ou até mesmo paragem respiratória.

Após estas quatro apresentações seguiu-se um espaço para debate, durante o qual às oradoras foram colocadas várias questões sobre os temas em apreço.

Este colóquio finalizou com um lanche com a participação de todos os presentes (oradores e associados da AUTITV).

(Albertina Granja)