10/12/2018

Palestra "Os Latoeiros Prodigiosos"


Realizou-se no dia 7 de Dezembro, nas instalações da AUTITV, uma palestra proferida pelo professor Joaquim Moedas Duarte, sobre "Os Latoeiros Prodigiosos - Grandes Empresas Torrienses do Século XX".
O texto que a seguir se transcreve é da autoria do sócio/aluno Joaquim Cosme:

"OS LATOEIROS PRODIGIOSOS

Foi assim que Joaquim Moedas Duarte intitulou a sua palestra / conversa de 7 de Dezembro passado, na Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras.
Quem foram esses latoeiros? 

Foram três homens que alteraram profundamente a sociedade torriense do século XX através da sua notável capacidade empresarial: António Hipólito (1882-1974), Francisco António da Silva (1885-1967) e Francisco Xavier Damião (1890-1972). Começando a vida como aprendizes de latoeiro, estabeleceram-se por conta própria em oficinas de latoaria e, paulatinamente, expandiram a atividade muito para além dos tradicionais objetos de latoaria. Tornaram-se industriais. Percebendo as carências em equipamentos para a vitivinicultura – atividade agrícola dominante no concelho de Torres Vedras, e na região centro, também com a fruticultura – os três latoeiros viraram-se decisivamente para o fabrico desses equipamentos, até aí importados: pulverizadores, prensas de lagar, esmagadores, bombas de trasfega, destilarias, depósitos, atomizadores, material de rega, etc.. Um deles, António. Hipólito, foi mais longe e entrou no campo do material de queima de petróleo e, mais tarde, do gás doméstico.
As pequenas oficinas transformaram-se em fábricas, o que significou a criação de milhares de postos de trabalho, diretos e indiretos. Camponeses/operários foram decisivos na afirmação da metalo-mecânica ligeira que fez de Torres Vedras um importante centro industrial que laborou para todo o país – e para o estrangeiro, através de um dinâmico sector exportador que as três empresas conseguiram criar.
Joaquim Moedas Duarte, apoiado em documentação iconográfica e escrita que tem vindo a investigar no âmbito do Património Industrial, descreveu de forma muito sugestiva a evolução das três maiores empresas torrienses de Torres Vedras no século XX: a Casa Hipólito, a F.A.S. (Francisco António da Silva) e a Casa Damião/Tomix.
Com esta palestra, uma de entre tantas que ali se têm realizado, a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras foi, mais uma vez, um lugar de história, cultura e memória. Por curiosidade informa-se que a Universidade da Terceira Idade funciona em antigas instalações da F.A.S."

(Joaquim Cosme)







Sem comentários: