11/06/2019

Exposição dos Trabalhos das Disciplinas de Artes

Estão de parabéns, professores e alunos que durante um ano lectivo se esforçam e apresentam em todas as áreas, trabalhos que enchem de orgulho a Direcção da instituição que se preza de dirigir.

Todos os eventos apresentados para finalizar o ano lectivo da AUTITV foram, sem excepção, bem estruturados e bem sucedidos.
Para não fugir à regra, surge a habitual mostra de trabalhos das várias áreas das artes que também desempenham um importante trabalho educativo.
Através das tendências individuais do aluno, em dualidade com o seu professor, estimula-se a inteligência, a imaginação, desenvolve-se a percepcão e a observação que estimulam a criatividade.
A evolução sistemática, em cada ano, vai-se acentuando e os trabalhos vão surgindo com mais qualidade, despertando no observador o sentido crítico que leva os alunos a uma maior exigência e perfeição.
A arte é uma espécie de fuga aos problemas da vida e libertadora de tensões.
É um trabalho criativo que consciente ou inconscientemente, adquire vida própria, quando produto acabado, ou não, e passa a ser confrontado com a interpretação cultural do observador que o interpreta e critica.
É uma expressão de coragem! É uma necessidade do espírito.
A exposição da AUTITV ocupa um espaço polivalente cheio de luz natural que veio trazer mais beleza aos trabalhos expostos.
Ali, em tempo determinado, professores e alunos, expõem e fazem demonstrações ao vivo de pinturas, bordados, patchwork, costura, estanho, artes decorativas, azulejaria, cerâmica, trabalhos da Oficina do Papel, Fotografia e Tardes de chá.

















Numa outra grande sala considerada como Galeria, podemos observar quadros em aguarela, acrílico, óleo, e outras técnicas.









Ao lado, noutra sala decorre continuamente a passagem de filmes com todas as actividades realizadas ao longo do ano: palestras, encontros, festas temáticas, convívios, poesia, visitas de estudo, passeios, grupos musicais e de dança, ginástica e tudo o que é possível numa instituição cultural com uma dimensão desta natureza.



São 16 anos de intenso trabalho, sempre com o fim de combater a solidão e de acrescentar mais anos a uma vida que por vezes não foi vivida.

No dia da Abertura, esteve presente, a Senhora Vereadora  do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal, Drª Ana Umbelino, que, feliz com o que presenciou, teceu elogios aos professores e alunos, autores de tão belas obras.

O evento foi abrilhantado pela belíssima exibição do Grupo de Cantares Tradicionais, dirigido pelo professor António Lopes.
Saliento e agradeço a forte colaboração de todos os que estiveram envolvidos na preparação e montagem da exposição que exige muito esforço e dedicação.

A AUTITV está de Parabéns!

Maria Manuela Estêvão



Sem comentários: