04/06/2019

Seminário "Imagens do quotidiano da AUTITV"

Houve festa cultural após o encerramento das aulas! 

A AUTITV realizou um Seminário participado por 12 disciplinas, que terminou com a actuação musical do “Grupo dos 70”, à qual se seguiu um lanche-convívio.
Dado o ponto de partida com as habituais palavras de Manuela Estevão, o desenrolar das actividades iniciou às 10h45 pela disciplina Cultura Geral, na qual o professor Novais Granada falou sobre D. João II, o rei que mais vezes veio a Torres Vedras, e onde permaneceu grandes temporadas exercendo a sua acção governativa, conforme os inúmeros registos apresentados. 
Terminou às 17h30 esta explosão compacta de cultura, demonstrativa de assuntos estudados durante o ano lectivo 2018/2019, com a grata participação do professor Sérgio Rito que, integrando a sua disciplina O Fio da Meada, a todos surpreendeu com um discurso sobre as tomadas de decisão no nosso quotidiano, sob o título “Cidades Psicológicas Básicas”. 
No desfilar de tão diversos temas foi comemorado o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner, pelas disciplinas Texto/Contexto e Fabri(n)cando com Letras, ambas lecionadas pela professora Odete Bento; seguindo-se um trabalho da autoria de Albertina Granja, representativo da disciplina Fotografia, com uma sequência de belas imagens ilustrativas do poema de Vinícius de Moraes “A Porta”; e a disciplina História Local encerrou a 1ª parte do evento com o tema “As vintenas” apresentado pela professora Rita Sarreira. 
Imediatamente a seguir ao almoço a sessão reabriu com a disciplina Sustentabilidade, pela professora Maria do Carmo Dias, cujo tema incidiu sobre “Os objectivos do desenvolvimento sustentável da ONU para o ano 2030”. 
As disciplinas Biologia e Informática uniram-se no desenvolvimento do interessante tema “Impressões Digitais Genéticas” apresentado pelas respectivas professoras Luísa Félix e Mª da Conceição Martins; seguindo-se um momento poético/musical, pela disciplina Alemão, cujo tema “Rosinha da Pradaria”, de Goethe, foi usado com grande criatividade pela professora Fátima Tomás.
Chegou a vez da apresentação de um grande trabalho de pesquisa feito pela disciplina Desenvolvimento Local, lecionada pela professora Palmira Cipriano, a qual efectuou um elaborado levantamento toponímico da cidade, devidamente ilustrado em mapas divididos por zonas, e completado com o registo das origens de todos os seus nomes.
Após os devidos esclarecimentos relativos a Informática 0 pelo professor Fernando Costa-Cabral num espaço de perguntas e respostas, seguiu-se uma interessante história intitulada “Em nome do Pão”, muito bem contada pela professora de Português Básico Maria do Espírito Santo, com a descrição da descoberta deste alimento e seu desenvolvimento até aos nossos dias.
Na História do Antigo Egipto a professora Celina Santos, vestida à época, apresentou a sugestiva e saborosa encenação de um banquete egípcio, com mesa posta, cujo cenário incluía duas personagens adultas e uma criança, com seus devidos trajes, expondo através de imagens e de uma forma lúdica todos os assuntos relacionados com a alimentação egípcia.


E deste modo, mais uma vez a nossa universidade foi inundada de CULTURA!

(Teresa Sarzedas)

Sem comentários: