10/03/2024

Oceanário de Lisboa e Museu Nacional de Arte Antiga

Oceanário de Lisboa

e

Museu Nacional de Arte Antiga

No dia 10 de Março de 2024, tendo saído de Torres Vedras pelas 10 horas da manhã, um grupo de 35 seniores da Universidade AUTITV deslocou-se a Lisboa, com a finalidade de visitar, no Oceanário de Lisboa, a exposição “O Mar é para todas as idades” - e, no Museu de Arte Antiga, a exposição temporária “Identidades Partilhadas”.

I

Durante a manhã, das 11.00h às 12.30h, aconteceu uma visita guiada pelo Oceanário de Lisboa: este oceanário foi construído em Maio de 1998, e no âmbito da Expo 98 (a última exposição mundial do século XX, subordinada ao tema “Os Oceanos, um Património para o Futuro”.

Em 2011, foi inaugurado um novo edifício, o “Edifício Mar”, que permitiu a expansão do oceanário, que inclui uma área dedicada a exposições temporárias. Com uma área total de 20 000m2, o “Oceanário de lisboa” tem cerca de 7 500 000 litros de água salgada divididos por mais de 30 aquários para cerca de oito mil organismos marinhos, entre animais e plantas, de quinhentas espécies diferentes.

A visita guiada integrou uma visita ao interior do aquário, tendo tido oportunidade de apreciar o aquário central que representa a interação entre a Terra/ Mar em cada um dos quatro Oceanos, Atlântico, Antártico, Pacífico e Índico.

Acresce que no “Edifício Mar” houve a oportunidade de apreciar a “Exposição Temporária - Florestas Submersas”, de Takashi Amano, que foi inaugurada em Abril de 2023. Trata-se de florestas tropicais inseridas no maior aquário natural do mundo (com 160 000 litros de água doce) e com música-ambiente de Rodrigo Leão.

II

Na parte da tarde aconteceu uma visita guiada à “Exposição Temporária - Identidades Partilhadas – pintura espanhola em Portugal”, no “Museu de Arte Antiga”. Ainda, durante a tarde, foi possível apreciar algumas das coleções permanentes do museu (pintura portuguesa, pintura europeia, escultura, ourivesaria, mobiliário, cerâmica, texteis, etc).

O “Museu de Arte Antiga” foi criado em 1884 (há cerca de 130 anos) no “Palácio do Alvor” em Lisboa. Integra mais de 40 000 obras de arte classificadas pelo Estado como tesouros nacionais. Integra ainda obras de referência do património artístico mundial (desde a Idade Média até à Contemporaneidade).

Tendo decorrido tudo como o previsto, a chegada a Torres Vedras aconteceu por volta das 19 horas.

Conceição Anes

Sem comentários: