19/03/2024

Visita ao Museu Industrial da Baía do Tejo no Barreiro

No dia 15 de Março de 2024 a AUTITV por iniciativa da Dr.ª Rita Sarreira, professora de História de Portugal, levou os alunos a visitar este património.

Contextualizado no estudo que temos vindo a seguir sobre a vida Social e Politica no período do Estado Novo, veio muito a propósito esta visita.

O grupo foi recebido no Museu deste complexo pelo Sr. Humberto Fernandes, um comunicador de excelência, que sintetizou muito bem a origem desta gigantesca obra.

Como não podia deixar de ser a figura em destaque foi o Sr. Alfredo da Silva. Um Homem com valores empreendedores e humanitários muito para além da média. Este Senhor que desenvolveu a CUF a partir de Alcântara – Lisboa, veio com o seu espírito visionário expandir a sua actividade para o Barreiro na outra margem do Tejo, onde criou o maior complexo da época, especialmente nas áreas da indústria química e têxtil. O País teve pela mão deste Senhor um grande desenvolvimento económico e social.

Todos os alunos acompanharam o orador, revivendo o que esta obra e marca CUF, significou na sua geração que, dificilmente teria em pormenor a noção do significado destas três letras. Por trás desta Sigla o caminho do grupo movia-se sobe o lema “Mais e Melhor e o que o País não tem a CUF cria”.

O tempo da visita esgotou-se rapidamente, estivemos em contacto com diverso equipamento exposto no Museu e visitamos com espírito de homenagem o Mausoléu de Alfredo da Silva.

No bairro construído para acolher os trabalhadores da fábrica, ficamos uma vez mais em contacto com a grandeza humanitária desta figura que, sustentava que os trabalhadores satisfeitos são mais dedicados e para eles mandou edificar vários serviços, tais como; Escola, Balneário, Dispensa, Farmácia e Posto Médico, Padaria, Cinema Ginásio e o Grupo Desportivo da CUF.

No final da visita, verificava-se que todos estávamos a reflectir sobre o que acabava-mos de activar na nossa memória. Ficamos todos mais enriquecidos e voltamos para casa com a vontade de agradecer à Dr.ª Rita Sarreira por esta tão proveitosa iniciativa. No dia seguinte, trocando impressões com alguns dos visitantes, verificamos que todos se esqueceram da tarde invernosa que nos acompanhou.

José Luís de Figueiredo

Sem comentários: