14/03/2024

ROTEIRO FOTOGRÁFICO ÀS TERMAS DA CURIA E MUSEU ALIANÇA UNDERGROUND

No âmbito da disciplina “Oficina de Fotografia “ o Professor António Lourenço Luís organizou no dia 8 de março, uma visita ao MUSEU ALIANÇA UNDERGROUND, sito em Sangalhos, Anadia e às TERMAS DA CURIA. 

Começamos a visita pelo primeiro piso, do Museu Aliança Vinhos de Portugal, onde se encontra patente a exposição intitulada “ÍNDIA-MITO, SENSUALIDADE E FICÇÃO, que consta com a apresentação de três grandes grupos temáticos, que tem na sua génese a cultura indiana.

O primeiro grupo expositivo corresponde a uma fotobiografia de MAHATMA GANDHI (1869-1948) intitulada “A minha vida é a minha mensagem “. É uma mostra com cerca de 60 fotografias escolhidas pelo seu biógrafo e coordenadas por um sobrinho.

O segundo grupo expositivo apresenta a modernidade indiana através de uma família de artistas, óleos de Amrita Sher-Gil e fotografias de seu pai Umrao Singh-Gil, considerado o fundador da moderna fotografia indiana.

O terceiro grupo expositivo é composto por antiguidades decorativas indianas pertencentes à colecção Berardo.

De seguida descemos para as caves onde se encontra o primeiro museu subterrâneo em Portugal, o ALIANÇA UNDERGROUND MUSEUM , que combina vinho com arte . Ao longo das tradicionais caves da Aliança Vinhos podemos apreciar, com uma visita guiada, uma vasta colecção de obras de arte, com milhões de anos, abrangendo áreas como arqueologia, etnografia, mineralogia, paleontologia, azulejaria e cerâmica, em perfeita harmonia com garrafas de vinho espumante em estágio.

Recentemente adquirido pela Bacalhoa Vinhos de Portugal está inserido no grande universo da colecção Berardo.

Na colecção de arqueologia destacam-se as figuras de terracota com cerca de 1500 anos provenientes da antiga cultura BURA-ASINDA-SIKA do Niger no continente africano. Uma colecção de minerais composta por várias centenas de amostras minerais provenientes a maior parte dos estados Rio Grande do Sul e Minais Gerais no Brasil como ametistas, calcites, moscovites, variedades de quartzo e turmalinas. Uma colecção de fósseis com mais de 20 milhões de anos, onde constam fósseis de rinocerontes, plantas, peixes e moluscos. A colecção de cerâmica apresenta dezenas de peças de Bordalo Pinheiro das Caldas da Rainha. Na colecção de azulejaria constam painéis de azulejos dos séculos XVII e XVII portugueses. De etnografia uma vasta colecção de arte africana, máscaras, estatuetas com figuras humanas representando o quotidiano dessas civilizações.

Para finalizar a visita tivemos uma prova de espumantes Aliança Danúbio e sangria tinto e branco.

Daqui seguimos para o tão ansiado almoço na localidade de Murtede, no restaurante Júlia Duarte. Foi-nos servido o tradicional leitão da bairrada, acompanhado de espumante e vinho tinto à descrição e deliciosas sobremesas.

Depois deste excelente almoço, continuamos a nossa visita, agora para as Termas da Curia. As condições atmosféricas não foram as melhores, mas mesmo assim tivemos oportunidade de percorrer pelas instalações termais na companhia da respectiva médica que nos fez uma explicação dos benefícios daquelas águas para tratamento de doenças da pele, reumatismo e rins. Estas termas começaram a ser exploradas nos finais do século XIX, mas já eram conhecidas pelos romanos, que lhe deram o nome de “AQUA CURVIA” (água que cura) e que deu o nome à localidade CURIA, do concelho de Anadia.

O complexo termal encontra-se inserido num magnífico parque com jardins, matas e um
lago artificial com três ilhas, que não podemos percorrer devido à chuva persistente.

Anexo ao edifício das termas encontra-se o “BUVETE”, construção ao estilo “Arte Deco” datado de 1912.

De autocarro demos uma volta pela vila, para apreciar as construções inspiradas na “Belle Époque” e “Arte Nova” o edifício mais notável é o Palace Hotel, concluído em 1926 .

De regresso a Torres Vedras tivemos a agradável surpresa com que Professor Lourenço brindou as mulheres que participaram no passeio, a oferta de uma rosa como lembrança do Dia Internacional de Mulher.

Muito obrigada ao Professor Lourenço por nos ter proporcionado este agradável passeio e um dia de alegre convívio.

Margarida  Raposo

Sem comentários: