12/03/2024

Visita de estudo à Universidade Sénior de Torres Vedras (AUTITV)

No dia 11 de março de 2024 a turma do 12º ano do Curso Profissional de Auxiliar de Saúde da Escola Secundária Henriques Nogueira foi conhecer a Universidade Sénior de Torres Vedras e compreender melhor o que é o Envelhecimento Ativo. O Sr. Zacarias Dias, Vice Presidente da instituição, recebeu-nos com muita simpatia, fez uma visita guiada às novas instalações da Universidade Sénior e falou um pouco sobre a sua história, o seu funcionamento, a oferta formativa, os professores, que são todos voluntários, e os alunos, cujas idades vão desde os 53 até aos 97 anos. Durante a visita as formandas tiveram a oportunidade de ver trabalhos realizados pelos utentes da instituição como quadros, peças decorativas e bordados, e assistir a aulas de viola, jogos de cartas e pintura em cerâmica.

No final da visita o nosso guia apelou a todas as formandas para divulgarem a existência da instituição e de esta se encontrar de portas abertas para receber todos aqueles que tenham mais de 50 anos ou que já estejam reformados. “O importante é não ficar em casa isolado e sem ocupação!”

De regresso à escola e fazendo um balanço da visita, as formandas concluíram que:

  • a Universidade Sénior é um dos meios mais eficazes para combater a solidão e a progressão das doenças físicas e neurológicas;
  • a diversidade de ofertas formativas é enorme e consegue satisfazer os mais variados gostos e preferências;
  • deveria haver mais patrocínios a favor da Universidade Sénior para que todos os seniores pudessem usufruir das visitas de estudo/viagens proporcionadas pela instituição;
  • nunca é tarde para aprender.

Por fim, gostaríamos de desejar muitas felicidades à Universidade Sénior e que continue a desempenhar o seu importante papel no cumprimento dos princípios do Envelhecimento Ativo, ou seja, aumentar a expectativa de uma vida saudável e a qualidade de vida para todas as pessoas idosas e que, acima de tudo, sejam reconhecidas pela sociedade como cidadãos de pleno direito.

Prof.ª Isabel Esteves (ESHN)

Sem comentários: