29/11/2019

Fortaleza de Peniche


No dia 28 de Novembro, A prof. Rita Sarreira, da disciplina "História de Portugal", levou um grupo de alunos para uma visita de estudo à Fortaleza de Peniche.


Tudo começou em 1544, quando D. João III recomendou a D. Afonso de Ataíde a construção de um castelo ou baluarte na península de Peniche, uma obra que, ao longo de 3 séculos foi sendo ampliada/reestruturada e cuja função passou de defensiva a prisional, já no século XIX.

Depois de uma primeira abordagem, efectuada por uma guia local, junto do Memorial onde se encontram inscritos os nomes dos 2 510 presos políticos que cumpriram pena no Forte de Peniche, seguiu-se uma visita por quase toda a área ocupada por aquele complexo prisional.

Com um audio-guia, foi possível ouvir com detalhe, interessantes explicações sobre a forma como viviam os presos políticos e, até mesmo, testemunhos de filhos de alguns deles que contam episódios ocorridos durante visitas ali efectuadas aos seus pais e a outros familiares, no "Parlatório", o único local possível para os olharem e com eles conversarem, durante escassos minutos, a uma distância que não lhes permitia qualquer tipo de contacto físico.
Verificou-se existirem ainda algumas obras de conservação, que estão sendo levadas a cabo (especialmente nas áreas onde se encontram as celas), pelo que apenas foi possível visitar os espaços já abertos ao público, deste Museu Nacional da Resistência e Liberdade.

Quer as notas históricas sobre a Fortaleza e  sobre as condições em que ali viviam os presos políticos, quer a forma como foram efectuadas algumas fugas daquela cadeia de alta segurança, elucidaram este grupo de alunos da AUTITV sobre uma realidade (ainda recente) e por isso muito presente na memória de todos.

Ficamos a aguardar por uma outra visita, quando estiverem concluídas todas as obras deste espaço museológico.











































Sem comentários: