23/11/2019

Workshop de Biografia

Realizou-se, no dia 21 de novembro, pelas 15 horas, um Workshop de Biografia, orientado pela professora de Biodança, Virgínia Silva. Segundo Freidrich Ruccket “Em cada um vive uma imagem, daquele que deve vir a ser. Enquanto ele não a realiza, não alcança a sua paz.”. A sessão iniciou-se com a apresentação individual de cada um dos presentes e a divulgação dos motivos e perspetivas que levaram à inscrição nesta atividade.
Passámos, depois, à parte prática e lúdica onde, passo a passo, a professora conduziu cada um dos participantes, a fazer uma caminhada interior, começando por levá-los a pensar e seguidamente a desenhar e pintar, numa folha de papel, dividida em quatro partes, onde cada um, se identificava com um mineral, um animal, uma planta e, por último, num ou mais elementos da natureza.
Seguidamente, foi entregue uma folha com a “Roda da Vida”, onde cada um , de 1 a 10, fez a avaliação do seu nível de satisfação atual, em cada uma das áreas da sua vida.
Passámos, depois para as melhores recordações de três fases importantes que marcam o percurso da nossa vida – do nascimento à maioridade: ”O mundo é bom" -1ºsepténio: 0-7 anos; “O mundo é belo”- 2ºsepténio: 7-14 anos e “O mundo é verdadeiro”- 3ºsepténio: 14-21 anos, que nos ajudaram na compreensão e reflexão desses momentos no desenvolvimento da nossa vida.
Foi uma tarde muito interessante e enriquecedora que nos forneceu algumas ferramentas para aplicarmos na nossa vida. Nos tempos frenéticos que estamos a viver, é preciso parar e refletir, assim como, termos tempo para o silêncio. Saímos todos mais ricos interiormente.

Maria Antónia Alves

Sem comentários: